(CIBERCULTURA E CIBERSPAÇO)
A Cibercultura é fortemente marcada pelas tecnologias digitais que
proliferam atualmente, tais como, computadores, internet, mídias móveis e
outras tecnologias de comunicação que interconectam as pessoas em diferentes regiões do mundo em uma rede de aparatos de comunicação que
modificaram nosso cotidiano.
No mundo contemporâneo, são as redes de conexão as responsáveis
pela produção de conhecimento e não mais as estruturas de armazenamento
de dados. Dessa forma, os inúmeros nós de circulação e transferência de
informações que se observam na rede são os verdadeiros produtores da cultura.
De qualquer forma, ficam evidente que a sociedade da comunicação estabelece novas relações de trabalho e novas formas de estruturar o pensamento, e que as artes visuais não estão fora deste debate.
Questões conceituais e práticas permeiam a polêmica sobre a necessidade arquivar as trajetórias no campo das artes visuais, de utilizar unicamente a rede internet ou sua combinação com a produção de CD-ROM.
Os constantes avanços e transformações nesse tipo de dispositivos estabelecem uma corrida da quais muitos segmentos sociais, possivelmente a grande maioria, não participa. O monopólio do desenvolvimento tecnológico das comunicações se apresenta como uma decisiva instância de dominação política e econômica, principalmente pelas inúmeras possibilidades de vigilância e manipulação ideológica que oferece.
A linguagem dos blogs consiste em textos curtos, fugindo da rigidez dos
meios de comunicação mais tradicionais, deixando o leitor (principalmente
os mais jovens) próximos do assunto de forma descompromissada e com a alternativa de diálogo com o autor e com outros usuários.O caráter democrático dos blogs permite a cada indivíduo ter seu próprio espaço na rede internet para difundir idéias e criar conexões.

Nenhum comentário:
Postar um comentário