Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ação pedagógica Entulharte.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Faculdade de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Aluna: Rosana Aparecida Luiz Dutra
Pólo: Alexânia
Professora Orientadora: Patrícia de Souza Martins
Disciplina: Estágio Supervisionado III
Intervenção Poética Pedagógica
ENTULHARTE
Introdução:
Meio ambiente, ao contrário do que muita gente pensa, não é só natureza. Além das árvores, dos rios, das praias, do mar, do ar que a gente respira o meio ambiente também é nossa rua, nossa casa, nosso corpo e as relações que temos com as pessoas.
Montes de terra, lixo e entulhos foram colocados sem a permissão do proprietário em lotes vagos em frente a minha casa por alguns vizinhos. Senti a necessidade pela conscientização dos moradores vizinhos pelo descaso para com o lixo acumulado, descaso esse que às vezes acaba trazendo grandes danos a nossa saúde e ao bem estar de toda vizinhança, o que pode também agredir o nosso meio ambiente como um todo.
Após alcançarmos à conscientização dos moradores frente ao problema, faremos a coleta de material que usaremos em nossa oficina de arte. Serão materiais compreendidos como efêmeros consiste em um trabalho feito com materiais naturais, encontrados no solo,. São flores, folhas, galhos, sementes, pedra, carvão e frutas. Busquei inspirações na arte de Vik Muniz, e posteriormente, realizaremos imagens documentando todo o processo. Ao final, realizaremos uma limpeza do espaço.
Objetivo geral:
# Produzir objetos de arte inspirados no artista Vik Muniz com sucatas e materiais efêmeros encontrados no monte de entulhos.
Objetivos específicos:
# Ressaltar a importância da arte efêmera. (madeira, carvão, terra, pedra, folhas                   # Discutir os problemas causado pelo lixo.
# Conhecer o artista Vik Muniz e alguns trabalhos feitos por ele.
# Leitura de imagem de Vik Muniz, observando a abertura da novela Passione.
# Coleta de material do lixo feita pelos vizinhos para a oficina arte efêmera.
# Promover a oficina entre os vizinhos, sendo registrada por meio de vídeos e fotografias.
Justificativa:
Para despertar em meus vizinhos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de ricas e criativas obras de artes, despertando assim a consciência e sensibilidade artística e fazendo com que o homem interaja com seu meio ambiente de maneira mais responsável. A criatividade servindo à transformação de sucata em matéria-prima e a minimização de impactos ambientais.
Cronograma:
Materiais: Para essas oficinas usaremos cartolina colorida, sucatas, folhas, pedras e vários materiais coletados no 'lixão' para a criação da obra de arte de cada um. Será fotografado e filmado todo o processo criativo no próprio local.
A oficina será no dia 21 de novembro às nove horas, iniciando com a coleta do material para a criação artística.
10; 00 hora iniciaremos a produção artística.
10: 45 um intervalo para tomar água, suco e um lanchinho de 15 minutos que será oferecido em minha garagem.
11: 30 iniciarão o registro fotográfico das obras de arte.
12; 00 filmar depoimentos sobre o processo criativo de cada um, ressaltando sua experiência com a exploração das possibilidades lúdicas da criação de artefatos efêmeros de brincar recorrendo a materiais de baixa tecnologia e a resíduos urbanos disponíveis disseminadamente no nosso habitat urbano.
15; 00 hora iniciaremos a limpeza do monte  de entulho com uma máquina cedida pelo um amigo que participará da minha ação pedagógica.
15;30 finalizaremos a ação pedagógica com fotografias do ambiente com discussões entre os colegas presentes do antes e depois da ação pedagógica.

Metodologia
Farei uma visita-reunião com meus vizinhos e conversaremos uma pouco sobre Vik Muniz, mostrando impresso no papel chamex a imagem da novela passione e outras escolhidas para nortear nossas discussões e então será entregue  questões sobre as imagens apresentadas.
Conheço essa imagem? De onde?
Qual é o artista que criou?
Quais materiais foram usados para compor essa arte?
Que imagens eu consigo ver?
Qual sua opinião sobre arte com materiais efêmeros?
Gostaria de participar de uma oficina com materiais efêmeros?
Convidarei a participar de uma oficina no monte de entulho da nossa rua, onde levarei mesas e cadeiras para que cada convidado crie seu trabalho, onde cada pessoa irá criar seu trabalho inspirados em obras de Vik Muniz.
O aproveitamento de materiais diversos para a criação de arte, levando- os a refletir sobre os benefícios da reciclagem sendo uma alternativa para amenizar o impacto causado na natureza, devido à produção e destinação desordenada de lixo, tem levado a sociedade a buscar alternativas para minimizar a degradação do nosso ambiente e promover o bem estar da população. Informando, sensibilizando e mobilizando o ser humano para a importância da mudança de atitude e de comportamento.
 A importância de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo assim, cada um de nós estaremos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a preservação do nosso planeta.

Ainda montarei uma mesa com outros materiais, como folhas secas, lacres de cerveja, tampinhas de garrafas e cartolinas coloridas para a criação da imagem de cada um. Depois, todos os trabalhos feitos serão fotografados ou filmados.
Avaliação:
Será feita através de vídeos, com depoimentos com os participantes mostrando pontos positivos e negativos, na construção dos novos conhecimentos através das produções que utilizaram o lixo como matéria-prima e suporte na confecção de objetos de arte.
Bibliografia:
Livro texto, página 110 e 111.


Nenhum comentário:

Postar um comentário